top of page

O QUE APRENDEMOS COM A CRISE DO CORONA VÍRUS ?

O surgimento do Corona vírus fez com que o mundo vivesse algo tão súbito e devastador o que causou perplexidade a população mundial e essa situação acabou afetando a economia que é um dos nossos principais pilares. Em relação ao mercado imobiliário, foi preciso passar por mudanças tecnológicas e se adaptar aos efeitos econômicos provocado pela pandemia do Corona vírus. Nos primeiros meses gerou muitas incertezas e medo nos que pretendiam comprar um imóvel ou investir em ativos do setor imobiliário. Mas este cenário que começou tão ruim foi se modificando durante o período da pandemia.


Essa retomada do mercado imobiliário foi algo surpreendente. É claro que alguns fatores como a queda acentuada da Selic (taxa básica de juros) que reduziu para margem histórica de 2% ao ano. Mas é claro que com a queda de juros, financiamentos, e o preços dos imóveis, fez com que surgisse muitas oportunidades. O que fez com que muitas pessoas tirassem do papel o sonho de comprar a casa própria. É claro que as medidas adotas por muitas empresas também ajudaram nesse equilíbrio econômico (visitas individualizadas aos imóveis, investimento em atendimentos 100% digitais) fomentaram as vendas. As pessoas de um modo geral passaram a entender a importância de ter um imóvel que atenda suas necessidades e da sua família. E que pra onde sempre iremos voltar é para casa. Com os incentivos do governo e a facilidade de obter crédito o patamar atual é ideal para compra de imóveis.



QUAL A PERSPECTIVA DE FUTURO APÓS PANDEMIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO ?


A tendência é o lento retorno ao crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro , índice que revela, entre outras coisas a saúde financeira das famílias. Essa nova fase que estaremos entrando pós - pandemia será positiva. Podemos esperar a retomada do poder de compra e da confiança dos que desejam adquirir um imóvel. Por outro lado, os investidores que aproveitam a fase atual poderão vender as propriedades por um preço mais elevado, devido à valorização vinda com a pandemia. Muitas tendências surgindo nessa retomada do mercado imobiliário (Busca por imóveis adaptados para home office, espaço especifico para as crianças, entre outros). Fazer um investimento nesse tipo de moradia é uma boa estratégia de negócios. Essa crise e retomada tão rápida é uma característica histórica do mercado imobiliário. Essa pandemia ensinou tantas coisas esperamos que as pessoas de um modo geral possam sair mais humanas de tudo isso, e que possamos aprender ser mais fortes diante de qualquer dificuldade.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page